Quase 50 mil raios caíram no Espírito Santo entre domingo (14) e esta quarta-feira (17). Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é 87 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2020.
Desde o início da semana, o órgão emite alerta para o risco de tempestades, chuvas intensas, granizo e vendaval para o estado.
Na noite desta quarta, moradores registraram a tempestade de raios que atingiu a Grande Vitória. Foram, ao todo, 48.908 raios em apenas quatro dias. Destes, segundo o Elat, 13.973 tocaram o solo.
Na comparação com os mesmos dias de 2020, o número de descargas atmosféricas no Espírito Santo representa um aumento de mais de 8.700%. No período, foram registrados 562 raios e, desses, 326 tocaram o solo.
Por causa do temporal, com fortes ventos e elevado número de descargas atmosféricas, várias bairros ficaram sem luz. De acordo com a concessionária de energia EDP, foram registradas quedas de árvores, galhos, telhas e placas sobre a fiação, que causaram em transformadores e rompimento de cabos.
A EDP informou que o atendimento para reestabelecimento de energia foi reforçado e pediu que a comunidade a não se aproxime dos cabos caídos. O tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados.
Fonte: G1ES