LUTO NAS TELAS

Jô Soares teve um único filho e foi humorista, apresentador de televisão, ator e escritor

José Eugênio Soares nasceu em 16 de janeiro de 1938 no Rio de Janeiro. Jô Soares, como ficou conhecido, foi humorista, apresentador de televisão, escritor, diretor e ator.

Era o único filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares. Assumidamente vaidoso e poliglota, queria ser diplomata e chegou a estudar na Suíça antes de ficar famoso como artista.

Teve um único filho, Rafael, que morreu em 2014, aos 50 anos, fruto de seu relacionamento com a atriz Therezinha Millet Austregésilo (1934-2021).

Jô Soares morreu aos 84 anos, na madrugada desta sexta-feira (5), em São Paulo, de causas não divulgadas.

 

Quem foi Jô

Jô Soares foi o único filho do empresário paraibano Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Pereira Leal. Pelo lado materno, foi bisneto do conselheiro Filipe José Pereira Leal, diplomata e político que, no Brasil Imperial, foi governador do estado do Espírito Santo. Por parte de seu pai, foi sobrinho-bisneto de Francisco Camilo de Holanda, ex-governador da Paraíba.

Queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro; no Colégio São José, em Petrópolis; e em Lausana, na Suíça, no Lycée Jaccard.

O apresentador tinha transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Em sua casa, os quadros precisavam estar tombados levemente para a direita.

Jô era sobrinho de Togo Renan Soares, conhecido como "Kanela", ex-treinador da seleção brasileira de basquete.

O apresentador falava, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de ter bons conhecimentos de alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest.

Entre 1959 e 1979, Jô Soares foi casado com a atriz Therezinha Millet Austregésilo, com quem teve seu único filho, Rafael Soares (1964–2014), que era autista e morreu aos 50 anos.

Entre 1980 a 1983, foi casado com atriz Sílvia Bandeira, 12 anos mais nova. Em 1984 começou a namorar a atriz Claudia Raia, romance que durou dois anos.

Também namorou a atriz Mika Lins e, em 1987, casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras, de quem se separou em 1998.

No dia 4 de agosto de 2016, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, assumindo a cadeira 33, que pertenceu ao escritor Francisco Marins.

A carreira como apresentador começou no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com o programa "Jô Soares Onze e Meia", que foi ao ar entre 1988 e 1999. Em 2000, o humorista iniciou na TV Globo aquele que se tornou seu programa mais famoso, o "Programa do Jô", encerrado em 2016.

 

Informações: G1

Confira mais Notícias

ÁLBUM ALOK

Alok lança álbum e faz show na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

HISTÓRIA

‘Casal Maloka’: veja antes e depois de ex-moradores de rua que têm 2M de seguidores.

MOMENTO GOSPEL

Ana Nóbrega: uma voz de esperança na música gospel

MUNDO

Ferrari de 424 mil peças de Lego é atração em parque na Flórida.

Rock in Rio 2024

Cantoras Mariah Carey e Cyndi Lauper são Confirmadas no Rock in Rio 2024.

Igreja Mundial

Templo da Igreja Mundial do Pastor Valdemiro avaliado em R$ 250 milhões vai a leilão para pagar dívidas após ‘calote’ no interior de SP

Música Sucesso

Música de mineiro viraliza e entra para o Top 50 do TikTok Billboard

BBB Colômbia

Marido invade “Big Brother” da Colômbia para terminar casamento após traição